Com a proximidade do mês de junho, a Bahia se prepara para celebrar uma de suas manifestações culturais e festivas mais emblemáticas: as festas juninas. Este período, marcado por tradições seculares e uma atmosfera singular, representa um importante vetor cultural e econômico para diversas regiões do estado.
Veja, a seguir, 11 destinos baianos que se destacam pela autenticidade e vivacidade de suas celebrações de São João, oferecendo uma imersão nas ricas tradições juninas que caracterizam o interior e outras localidades da Bahia.
1 – Amargosa
O município localizado na região do Vale do Jiquiriçá possui uma das mais tradicionais festas juninas do Brasil, e como o próprio povo da cidade diz, “aqui o forró tem história”.
Este ano, os festejos acontecerão entre os dias 19 e 24 de junho, e contarão com mais de 30 atrações. Além das festas tradicionais na praça da cidade, outra novidade para este ano é o retorno do Forró do Piu Piu, festa privada na Fazenda Colibri que sempre faz o maior sucesso.
2 – Ibicuí
Conhecida como a cidade baiana pioneira em festas juninas fechadas, Ibicuí todos os anos se prepara massivamente para as festividades juninas, que incrementam a economia local e atraem mais de 30 mil turistas de vários estados do Brasil, praticamente o dobro de sua população.
Em 2025, sua tradicional festa junina, que completa 70 anos, ocorrerá entre os dias 19 e 24 de junho, na Praça Regis Pacheco. Os seis dias de festa contarão com a participação de mais de 30 atrações, como Calcinha Preta, Limão com Mel, Caviar com Rapadura, Aduílio Mendes e muito mais.
Quadrilhas típicas do período também são esperadas, e as atrações para todas as faixas-etárias prometem muita pluralidade e diversão neste que se tornou um dos melhores São João’s de todo estado.
São João de Ibicuí. Foto: Prefeitura / Divulgação.
3 – Ilhéus
A cidade do cacau promete uma festa de São João grandiosa em 2025. Apesar da prefeitura ainda não ter divulgado as atrações que animarão os festeiros, a promessa é resgatar as festas juninas na cidade e colocar Ilhéus na rota do turismo junino, fazendo um São João “que ficará na memória de todos”.
4 – Santo Antônio de Jesus
Considerada a capital do recôncavo baiano pela sua importância como polo comercial, educacional, industrial e de serviços em toda região, Santo Antônio de Jesus figura também como cidade de destaque no São João baiano, sendo considerada por muitos como a cidade com o São João mais popular da Bahia. Este ano, os festejos acontecerão entre os dias 19 e 24 de junho, com mais de 40 horas de shows realizados em dois palcos.
São esperados grandes artistas do cenário nacional, como Jorge e Mateus, Ana Catela, Simone Mendes, Solange Almeida, Xand Avião, Calcinha Preta, Dorgival Dantas, Alcymar Monteiro, Flávio José e muito mais.
Além dos shows tradicionais, também haverão outras comemorações com a temática do São João, como o Festival Regional de Quadrilhas do Recôncavo, o Forró dos Idosos, o Forró das Crianças e a festa de São Pedro em Sapucaia.
5 – Alagoinhas
O município no Agreste do estado também é popular por seus festejos, e promete muitas novidades para o São João 2025, que acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de junho. Até o momento, as atrações ainda não foram anunciadas.
6 – Cruz das Almas
Cruz das Almas se tornou, nos últimos anos, uma das festas juninas mais tradicionais do estado, e todos os anos bate um recorde diferente. Só em 2024, a cidade recebeu aproximadamente meio milhão de pessoas ao longo dos festejos.
Para 2025, a prefeitura pretende algo ainda mais grandioso, com atrações de prestígio em todo país: Wesley Safadão, Lauana Prado, Nattan, Leonardo, Zé Vaqueiro, Simone Mendes, Tarcísio do Acordeon, Dorgival Dantas e muito mais.
Foto: Reprodução.
7 – Senhor do Bonfim
Além das belezas naturais que encantam qualquer um que passe por suas terras, Senhor do Bonfim oferecerá mais um motivo para a cidade encher de turistas esse ano. O São João da cidade, que terá como tema “São João, Minha Paixão”, contará com atrações de peso, como Zé Vaqueiro, Xand Avião, Flávio José, Dorgival Dantas e Mari Fernandez.
A programação, divulgada pela prefeitura no sábado (12), conta ainda com shows em celebração ao aniversário da cidade, em 28 de maio, bem como a Santo Antônio de Quicé, no dia 7 de junho, e o Santo Antônio de Igara, em 14 de junho.
8 – Lençóis
Conhecida como portal da Chapada Diamantina e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a cidade de Lençois também é um destino excelente para passar os festejos, recebendo milhares de turistas nessa época do ano. A programação do São João na cidade será divulgada em breve.
9 – Rio de Contas
Possuindo um dos maiores conjuntos arquitetônicos coloniais do estado, a cidade é perfeita para aqueles que curtem um São João mais tradicional e sem grandes palcos, com um forrozinho pé de serra na rua e fogueiras nas portas das casas, além de uma bela decoração nas ruas e muitas comidas e bebidas típicas.
10 – Utinga
O São João de Utinga preza pelas cores e forró pé de serra, com as ruas e praças da cidade ganhando uma belíssima decoração e quadrilhas do tradicional concurso no São Pedro.
11 – Igatu
Outro destino para quem busca um São João mais pacato e intimista é Igatu, distrito localizado no município de Andaraí. Conhecida pelo apelido de “Machu Picchu baiana”, o povoado oferece elementos tradicionais juninos, como decoração nas portas e janelas das casas, e o bom e velho forró pé de serra.