A Feira Literária Inclusiva de Lauro de Freitas (Flilauro) promove até este domingo (15) uma programação voltada à inclusão, diversidade e fortalecimento de culturas periféricas e nativas. Com o lema “Ler, Incluir – a literatura como direito de todos e todas”, o evento busca tornar a literatura acessível a todos os públicos.
Curada pela escritora baiana Ana Cecília, a feira terá mais de 80% das atividades inclusivas, com tradução em Libras, audiodescrição, materiais em braile e espaços adaptados. Segundo Josy Luz, idealizadora da Flilauro, o objetivo é construir um evento que acolha e celebre as diferenças, indo além da promoção literária.
A programação gratuita inclui mesas literárias, oficinas, contações de histórias, apresentações musicais e lançamentos de livros. Entre as atrações está Bule Bule, poeta, cantador e repentista nordestino, que participa da mesa “Andanças, criação e arte”.
Além disso, a feira promove debates que abordam temas culturais e sociais, como a circulação de livros raros que discutem o uso da cannabis na educação e na cultura, incentivando a reflexão sem preconceitos.
Outros eventos literários e educacionais também movimentam o estado, como a Feira das Profissões em Itarantim, o 1º Encontro de Secretários de Educação em Alagoinhas e a 1ª Festa Literária de Inhambupe (Flin), mostrando que a literatura e a cultura estão cada vez mais conectadas à inclusão e ao fortalecimento da diversidade na Bahia.
A maior atração da feira é Bule Bule – Foto: Raphael Muller / Ag. A TARDE