Defumações, banhos de cheiro e a tradicional entrega de balaios marcaram o primeiro dia da 7ª edição da Festa das Águas 2026, realizada na Praça dos Orixás, em Brasília. O evento celebra Iemanjá, a Rainha dos Mares, e teve início na tarde deste domingo (1º/2), com um cortejo que levou a imagem da orixá do Paranoá até a antiga Prainha.
A programação segue nesta segunda-feira (2), data em que Iemanjá é oficialmente celebrada, com apresentações musicais de 7 na Roda, Ellen Oléria, Filhos de Dona Maria e Luedji Luna, além de rituais e manifestações culturais.
Presidente do Instituto Rosa dos Ventos, responsável pela organização da celebração anual na Prainha, Stéffanie Oliveira destacou o simbolismo da homenagem à Rainha dos Mares no espaço. “Aqui temos todas as figuras dos orixás do mesmo tamanho, com exceção dela. Este também é um espaço dedicado a Iemanjá, então seria muito estranho não termos uma festa em homenagem a ela”, afirmou.
Entre os participantes, a fisioterapeuta Jéssica Rodrigues, de 28 anos, marcou presença pelo sétimo ano consecutivo, acompanhada da filha Luara, de apenas um ano. “Iemanjá, para mim, é mais do que uma divindade, é uma mãe. Representa acolhimento, amor e proteção”, disse.
A Festa das Águas também atraiu visitantes de outros estados. O baiano Rubens Neves, de 57 anos, aproveitou a passagem por Brasília para participar da celebração. “O Dia de Iemanjá é uma tradição muito forte entre os soteropolitanos. Mesmo não sendo feriado, sempre damos um jeito de ir à praia do Rio Vermelho para celebrar a Rainha dos Mares”, relatou.
Um dos momentos mais aguardados da programação, a entrega dos balaios, tem a sustentabilidade como princípio fundamental. De acordo com a Mãe Baiana de Oyá, apenas flores são utilizadas nas oferendas. “Nenhuma de nossas oferendas agride o meio ambiente. Os balaios são colocados simbolicamente no lago e sempre retornam. Nós cuidamos do Lago Paranoá com a nossa vida”, afirmou.
A organização também reforçou o pedido para que o público evite materiais poluentes. “Pedimos que as pessoas busquem alternativas biodegradáveis para as oferendas, não apenas durante a festa, mas no cotidiano. Preservar as águas também faz parte da nossa prática espiritual”, defendeu Stéffanie Oliveira.
Serviço – Festa das Águas 2026
📍 Local: Praça dos Orixás – Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2
⏰ Horário: Das 15h às 22h
🎟 Entrada: Gratuita
Programação – Segunda-feira (2/2):
- 15h – Abertura da Feira Gastronômica e de Artesanato
- 15h30 – Seminário Marco Zero: Revitalização da Praça dos Orixás
- 16h – Xirê em homenagem a Iemanjá e Oxum
- 17h – Entrega dos Balaios
- 18h – Grupo Cultural Omo Oba Ayrá (DF)
- 19h – Encontro de Baque Virado (DF)
- 20h – 7 na Roda (DF) e Ellen Oléria (DF)
- 21h – Filhos de Dona Maria (DF) e Luedji Luna (BA)
Foto: Isabela Berrogain/CB/D.A Press