Sétima edição do Festival de Acarajé terá samba de roda, manifestações culturais e distribuição gratuita de iguarias típicas no Memorial das Baianas. Evento celebra o legado das baianas e o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.
Neste domingo (10), o Centro Histórico de Salvador será palco de uma explosão de sabores, cultura e ancestralidade com a realização da 7ª edição do Festival de Acarajé. O evento, organizado pela Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivos e Similares (ABAM), acontece das 14h às 18h, no Memorial das Baianas, na Praça da Cruz Caída.
O grande destaque da festa será a distribuição gratuita de 10 mil acarajés, preparados pelas tradicionais baianas associadas à entidade. Além da gastronomia, o festival promove apresentações culturais como samba de roda e manifestações populares, reforçando a importância das baianas como símbolos de resistência, fé e empreendedorismo.
A iniciativa também presta homenagem ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado no mês de julho, exaltando o papel das mulheres negras na preservação da cultura afro-brasileira.
📍Programação:
- 14h – Abertura oficial e início da distribuição dos 10 mil acarajés
- 14h30 – Apresentação do Grupo de Samba de Roda
- 16h – Apresentação de Grupo de Cultura Popular
- 18h – Encerramento do evento
O evento é aberto ao público e conta com doações voluntárias que ajudam a fortalecer as ações da ABAM e a valorização das baianas de acarajé em Salvador e no Brasil.
Festival promovido por baianas vai distribuir 10 mil acarajés gratuitamente em Salvador — Foto: Divulgação/Acarajé da Cira