Os municípios pertencentes ao território de Itaparica, no semiárido baiano, receberão a 1ª Festa Literária Estudantil dos Povos Indígenas do Território de Itaparica – Flepiti. O evento ocorrerá entre os dias 16 e 21 de maio, e tem como tema “Memórias Opará, o rio de nossos ancestrais”.
Nos três primeiros dias, a Festa passará por comunidades indígenas nos municípios de Abaré, Glória e Rodelas, e nos outros acontecerá no Colégio Estadual de Tempo Integral de Paulo Afonso (Cetipa).
A abertura oficial será em Paulo Afonso, às 8h do dia 19, onde os visitantes poderão assistir palestras e apresentações e participar de uma série de atividades interativas e culturais, relacionadas à temática. O evento reunirá professores, estudantes, intelectuais, artistas, indígenas da região e todos aqueles interessados na cultura dos povos originários.
Segundo Ezequiel Tuxá, pesquisador indígena e um dos curadores da Festa, o objetivo do evento é festejar a riqueza e diversidade da cultura indígena, destacando a relação com a hidrografia da região e suas memórias e histórias.
“É um evento aberto à comunidade, uma Festa para celebrar a riqueza e diversidade da cultura indigena, destacando a importância da relação entre as águas do Rio São Francisco (Opará), suas memórias e histórias, com atividades que abrangem literatura, artes visuais, cinema, dança, teatro, música e artesanato”, afirmou Ezequiel.
A programação completa está disponível no perfil no Instagram: @flepti-ba.
Foto: Ong Raso da Catarina