Com mais de 135 anos de história, o tradicional Bembé do Mercado, celebrado em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, ganhou projeção nacional ao inspirar o desfile da vice-campeã do Carnaval do Rio de Janeiro. A homenagem foi feita pela Beija-Flor de Nilópolis, que levou para a Marquês de Sapucaí um enredo totalmente dedicado à festa considerada o maior candomblé de rua do mundo.
O desfile emocionou o público ao retratar fé, resistência e ancestralidade negra. Cerca de 40 representantes do Bembé viajaram da Bahia até a capital fluminense para acompanhar a apresentação da escola.
A campeã do Grupo Especial em 2026 foi a Viradouro, que alcançou 270 pontos. A diferença para a Beija-Flor foi mínima: apenas um décimo. A musa da escola vencedora é a influenciadora Lore Improta.
Tradição que nasceu como ato de resistência
O Bembé do Mercado surgiu em 1889, um ano após a assinatura da Lei Áurea. Realizado todos os anos no dia 13 de maio, o festejo reúne praticantes do Candomblé em um culto às divindades das águas, como Iemanjá e Oxum.
A celebração teve início quando filhos e filhas de santo, liderados por João de Obá, decidiram realizar o culto mesmo sem autorização das autoridades — exigência comum à época, devido à repressão contra religiões de matriz africana. A primeira manifestação ocorreu na Ponte do Xaréu, marcando um gesto de coragem e afirmação cultural.
Desde então, o mercado, a rua e o mar se tornaram símbolos da fé e da resistência negra na região.
Reconhecimento nacional
Em 2012, o Bembé foi reconhecido como Patrimônio Imaterial da Bahia. Já em 2019, recebeu o título de Patrimônio Cultural do Brasil concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Ao transformar essa história em espetáculo na Sapucaí, a Beija-Flor levou para a avenida não apenas um enredo, mas um manifesto cultural. O resultado foi um desfile aclamado, que reafirmou a força da tradição baiana no maior palco do samba.
Festa do Bembé do Mercado reúne membros de 44 terreiros no recôncavo da Bahia — Foto: Georgenes Sampaio