Começa nesta terça-feira (29) a 8ª edição da Festa Literária de Ilhéus (FLI), que segue até a próxima quinta-feira (31), reunindo escritores, artistas e o público em geral para celebrar a literatura sul-baiana e suas conexões com temas como educação, inclusão e liberdade. Com o tema “A literatura centenária de homens e mulheres do Sul da Bahia”, a FLI homenageia nomes como Elvira Foeppel, Jorge Medauar, Adonias Filho, André Rosa e Mestre Virgílio.
A abertura oficial acontece hoje no Teatro Municipal de Ilhéus com a presença do sociólogo e escritor Jessé Souza, que participa da mesa “Brasil, mostra tua cara: lutas e labutas entre raça e classe”, ao lado do professor Flávio Gonçalves (Uesc).
E para encantar desde cedo os leitores do futuro, o evento já começa com uma programação voltada ao público infantil. Nesta terça (29) e quarta-feira (30), o Teatro Popular de Ilhéus (TPI) apresenta o espetáculo musical A Aventura de Mariá e Murici, sempre às 16h, na Praça Dom Eduardo, também conhecida como Praça da Catedral.
Encantador para todas as idades, o espetáculo acompanha Mariá, uma menina curiosa e corajosa, e seu fiel companheiro Murici, um canário-da-terra amarelo. Juntos, eles embarcam em uma jornada de descobertas, enfrentando desafios e encontrando criaturas mágicas enquanto buscam a família do passarinho.
Com canções originais, narração envolvente e personagens interpretados por bonecos, a peça celebra a imaginação, a amizade e o cuidado com a natureza. “Mariá e Murici são como sementes que plantamos nos corações para cultivar o cuidado com o outro e com o mundo”, afirma o diretor e dramaturgo do TPI, Romualdo Lisboa.
A FLI se espalha por diversos espaços do centro histórico de Ilhéus, como o Teatro Municipal, a Academia de Letras, a Rua Jorge Amado e a Praça Pedro Mattos. A programação também inclui o lançamento do Prêmio Sosígenes Costa de Poesia, reafirmando o papel do evento como um dos principais encontros literários da Bahia.
Serviço
A Aventura de Mariá e Murici – Espetáculo musical infantil na FLI
📍 Praça Dom Eduardo (Praça da Catedral), Ilhéus
📅 Dias 29 e 30 de julho, às 16h
🎟️ Entrada gratuita
🔗 Programação completa: instagram.com/fli_oficial
Sobre o TPI
Fundado em 1995, o Teatro Popular de Ilhéus é uma referência no teatro baiano, atualmente sediado temporariamente na UESC. É financiado parcialmente por meio do programa de Ações Continuadas da Secretaria de Cultura da Bahia, com apoio do Fundo de Cultura e do Governo do Estado.