O Festival de Inverno Bahia 2025 (FIB), que acontece nos dias 22, 23 e 24 de agosto no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, em Vitória da Conquista, não movimenta apenas a cena cultural, mas também aquece a economia local, especialmente o setor de hospedagem.
Com expectativa de receber milhares de visitantes, a rede hoteleira da cidade já está próxima da lotação máxima, impulsionando a procura por aluguel de temporada.
Moradora de Bom Jesus da Lapa, a advogada Gabriela Caroline Batista afirmou que já conta os dias para voltar a Vitória da Conquista, desta vez acompanhada do companheiro e dos sogros.
“Já participei do Festival de Inverno há muito tempo e esse ano decidi compartilhar esse momento com minha família e meus amigos. Estou levando meu companheiro e meus sogros para vivenciar esse festival de cultura, música e culinária”, contou.
Gabriela conseguiu um imóvel próximo ao evento e a restaurantes, alugado por Samara Rios, anfitriã que percebe o impacto imediato da divulgação da programação na procura.
“Logo que sai a grade, as pessoas começam a reservar. Perto do Festival, a disponibilidade cai e os preços sobem”, explicou Samara, que aluga dois apartamentos há três anos.
Segundo ela, diárias que normalmente custam R$ 240 podem chegar ao triplo durante o evento. Alguns anfitriões investem em brindes e mimos para conquistar hóspedes.
A rede hoteleira também comemora. Gabriel Almeida, atendente de um hotel local, informou que a ocupação já está em 90% e deve esgotar nos próximos dias.
Programação musical
- Sexta-feira (22/08): Ney Matogrosso, João Gomes convida MãeAna e Natanzinho Lima
- Sábado (23/08): Elba Ramalho e Geraldo Azevedo, Léo Santana, Ivete Sangalo e BaianaSystem
- Domingo (24/08): Matuê, Leonardo e Pablo
Ingressos solidários
Uma novidade deste ano é a venda de ingressos solidários, no valor de R$ 120 + taxas (setor arena), em apoio à Patrulha Solidária, que auxilia famílias em situação de vulnerabilidade em Vitória da Conquista.
A compra pode ser feita pelo Sympla ou em pontos físicos em Salvador e Vitória da Conquista, como Shopping da Bahia, Shopping Conquista Sul, Banca Central e Galeria Panvicon.