Evento literário gratuito movimenta o Centro Histórico de Salvador entre os dias 6 e 10 de agosto com dezenas de atrações para o público infantil.
A Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), que acontece entre os dias 6 e 10 de agosto, em Salvador, chega à sua 9ª edição com uma programação infantil extensa, criativa e totalmente gratuita. Em 2025, o evento homenageia o dramaturgo Dias Gomes e espalha atividades por diversos espaços do Centro Histórico da capital baiana, reunindo autores, artistas, educadores e crianças de todas as idades.
Com espaços dedicados ao público mirim, como o Espaço Infantil Mabel Velloso, o Sesc-Senac, a Vila Literária e o Espaço Cria, a Flipelô oferece lançamentos de livros, oficinas de escrita e arte, rodas de conversa, contações de histórias, bate-papos com autores e espetáculos musicais.
Entre os destaques, estão os bate-papos com Lázaro Ramos, Thalita Rebouças, Flávia Lins e Silva e Alexandre Coimbra Amaral, além de apresentações teatrais e musicais com grupos como o Pipas Literarts, Canastra Real, Musiclauns e Grupo Ciranda.
📍Destaques da programação infantil:
- 07/08 (quinta) – Contação de histórias, oficinas e lançamentos como Barrildo: a jornada do barro mágico (Naíanë Gàspar) e bate-papo com Flávia Lins e Silva no Espaço Infantil Mabel Velloso.
- 08/08 (sexta) – Lançamentos dos livros Ravi, o ursinho arco-íris e As memórias de Ojemba, além de bate-papos com Lázaro Ramos e Elisama Santos.
- 09/08 (sábado) – Lançamento internacional do livro Kioni, A Pequena Mandingueira (Joana Carneiro Vasconcelos – Moçambique) e bate-papo com Thalita Rebouças.
- 10/08 (domingo) – Apresentações musicais, lançamentos como A micareta da Princesa do Sertão, roda de conversa com Alexandre Coimbra Amaral e contações de história com o coletivo Afrofantástica.
Além disso, o Espaço Cria – Coletivo Escreva Garota promove no sábado (9) uma oficina para crianças aspirantes a escritoras e uma roda de conversa sobre o papel da literatura no encantamento da infância.
Já no Sesc-Senac, crianças poderão conferir espetáculos teatrais e contações de histórias todos os dias do evento, como o musical infantil Pé de Ouvido e o espetáculo Desconcerto, no domingo (10).
💡 Literatura, brincadeira e afeto
A proposta da Flipelô é transformar a experiência da leitura em algo acessível, interativo e afetivo para o público infantil. Através de atividades lúdicas e da presença de autores consagrados, o evento incentiva o hábito da leitura desde cedo e promove a cultura como espaço de convivência familiar.
Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. A programação completa da Flipelô 2025 pode ser acessada em:
🔗 www.flipelo.com.br
Flipelô acontecerá entre 6 e 10 de agosto — Foto: Guilherme Weber de Lima/Fundação Casa de Jorge Amado