Maior festa literária da Bahia reúne nomes como Lázaro Ramos, Thalita Rebouças e Raphael Montes no coração de Salvador. Programação homenageia Dias Gomes e ocupa ruas, museus e praças do Centro Histórico.
A partir desta quarta-feira (6), o Centro Histórico de Salvador se transforma no epicentro da literatura, da arte e da cultura popular com a 9ª edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho – a Flipelô 2025. Com programação 100% gratuita e voltada para todas as idades, o evento segue até domingo (10) e promete reunir cerca de 250 mil pessoas em mais de 250 atividades culturais.
Organizada pela Fundação Casa de Jorge Amado, a Flipelô celebra este ano a obra do dramaturgo Dias Gomes, com debates, exposições e o aguardado lançamento do livro “Cartas: Dias Gomes – Jorge Amado”, que reúne correspondências entre os dois autores. O evento acontecerá na quinta-feira (7), às 17h30, no Palacete Tira-Chapéu, com a presença de Paloma Jorge Amado e Tatiana Dias Gomes.
Pela primeira vez, o Palco Flipelô, no Largo do Pelourinho, vai além da música e passa a receber bate-papos e encontros literários. A estreia será na sexta-feira (8), às 17h, com o professor e escritor Luiz Antônio Simas.
A Flipelô 2025 também marca a estreia de espaços dedicados ao público jovem, como a Vila Literária, e ao infantil, como o Espaço Mabel Veloso. Grandes nomes da literatura nacional, como Lázaro Ramos, Thalita Rebouças e Raphael Montes, participam de bate-papos, leituras e encontros com o público.
“Estar presente pela primeira vez tem um valor especial. Ter a literatura ocupando o Centro Histórico é algo que o território merece”, disse Lázaro Ramos, que participa do evento na sexta (9) e no sábado (10).
A internacionalização do festival também é destaque, com a participação de oito escritores estrangeiros, como a indiana Shelly Bhoi e a norte-americana Tracy K. Smith, que debatem a literatura em diferentes contextos culturais.
A acessibilidade é outro ponto alto da Flipelô, com programação inclusiva, audiodescrição, intérpretes de Libras e transporte gratuito em vans da Estação de Metrô do Campo da Pólvora ao Pelourinho.
A programação se estende por museus, praças, restaurantes e lojas do Centro Histórico, integrando ações como a rota gastronômica “Amados Sabores”, o circuito “Vitrine Flipelô”, a “Rota dos Museus” e a agenda paralela “Flipelô Mais”.
A cerimônia de encerramento acontece no domingo (10), às 19h, com um tributo da Orquestra Afrosinfônica a Jorge Amado, no Palco Flipelô.
A festa conta com apoio do Ministério da Cultura, Fundação Casa de Jorge Amado, Prefeitura de Salvador, Governo do Estado, Itaú e outras instituições.
📍Flipelô 2025
📅 De 6 a 10 de agosto
📍 Pelourinho, Salvador (BA)
🎟️ Gratuito
🔗 Programação completa: www.flipelo.com.br
Lázaro Ramos vai marcar presença na Flipelô – Foto: Divulgação