A subsidiária brasileira da estatal chinesa Grid Corporation, a State Grid Brazil Holding (SGBH), lançou na segunda-feira (30) a pedra fundamental, primeiro passo na construção de uma linha de transmissão que transportará energia elétrica gerada no Nordeste para o Centro-Oeste do país. A energia virá de fontes eólicas, solares e hidrelétricas instaladas na região nordestina.
Batizado como “Projeto de Ultra Alta Tensão no Nordeste do Brasil”, o empreendimento conectará os municípios de Graça Aranha (MA) e Silvânia (GO), passando também pelo estado do Tocantins. Estão previstos investimentos de R$ 23 bilhões.
Com uma extensão de 1.468 quilômetros, a linha será construída em corrente contínua de ultra alta tensão (800 kV). O projeto inclui ainda a instalação de duas estações conversoras e unidades de apoio em corrente alternada. A capacidade total de transmissão será de 5 milhões de quilowatts.
A expectativa é de que o novo sistema energético beneficie cerca de 12 milhões de pessoas em diferentes localidades do Centro-Oeste, incluindo Brasília (DF). A obra tem conclusão prevista para 2029, e a operação comercial deve começar em março de 2030. O contrato de concessão terá duração de 30 anos.
A cerimônia que marcou o lançamento do projeto contou com a presença de autoridades como o secretário de Transição Energética do Ministério de Minas e Energia, Gustavo Ataíde; o secretário substituto da Casa Civil, Roberto Garibe; o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Márcio Rea; o governador em exercício de Goiás, Daniel Vilela; e o presidente do Conselho da SHHB, Sun Tao.
Foto: Tecmundo.