Alagoinhas, localizada no Agreste da Bahia, foi classificada entre os 100 melhores municípios para aqueles que querem investir no ramo agropecuário. A informação é fruto do estudo “Melhores Cidades para Fazer Negócios 2024”, produzido pela empresa Urban Systems para a revista Exame. Além de Alagoinhas, outros três municípios baianos aparecem na lista.
O estudo abrange 319 municípios brasileiros, todos com mais de cem mil habitantes e que juntos compõem metade da população do país. O cálculo utilizado para chegar a esse resultado parte do Índice de Qualidade Mercadológica (IQM), feito com dados populacionais, fluxo de comércio, características e infraestrutura das cidades, dentre outras medições.
O prefeito de Alagoinhas, Ricardo Carmo, falou sobre os diferenciais do município que o fizeram se destacar no agronegócio e na agroindústria: “Nossa cidade possui uma qualidade de água excepcional, e isso é fundamental para a produção agrícola de excelência. Além disso, a nossa localização geográfica nos aproxima de grandes centros consumidores e rotas de transporte importantes, facilitando a logística e o crescimento do setor”.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Deraldo Carlos, definiu a qualidade da infraestrutura logística da cidade como um grande atrativo para investimentos: “Temos um polo industrial em expansão e um centro logístico consolidado, e oferecemos incentivos fiscais e redução de alíquotas para as empresas que desejam investir aqui. Também somos uma cidade universitária, com diversas instituições de ensino superior e técnicos que atendem às demandas de capacitação profissional. Outro ponto importante é o gasoduto que margeia toda a BR 101 e facilita o transporte de energia e recursos”.
Foto: Carlos Augusto.