O feriado de 2 de julho em Salvador terá uma programação especial para comemorar os 202 anos da Independência na Bahia. Com eventos cívicos e religiosos, as celebrações na capital baiana começarão às 6h, com a tradicional alvorada com queima de fogos no Largo da Lapinha.
O primeiro evento será a partir das 8h, com o hasteamento das bandeiras por autoridades e execução do Hino Nacional, pela banda de música da Marinha do Brasil. Após isso, iniciará o desfile cívico no trajeto entre o Largo da Lapinha e o Terreiro de Jesus, com a participação dos Caboclos de Itaparica, fanfarras municipais, estaduais e da Região Metropolitana de Salvador, filarmônicas estaduais, grupos populares e o concurso de fachadas decoradas.
Durante o percurso, o cortejo fará paradas em homenagem aos Heróis da Independência em frente ao Convento da Soledade, à Ordem Terceira do Carmo e à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.
No período da tarde, às 13h30, o cortejo fará uma parada em frente ao Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB). Às 15h, será realizada a cerimônia cívica no 2° Distrito Naval, no Comércio. Às 16h, as comemorações seguem no Campo Grande, com o acendimento da Pira do Fogo Simbólico, hasteamento das bandeiras, execução do Hino Nacional pelas Forcas Armadas, homenagem ao Monumento ao 2 de julho e participação do coral da Policia Militar.
Acompanhado do governador Jerônimo Rodrigues (PT), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se juntar à caminhada por volta das 9h30, na altura do Convento da Soledade.
Foto: Reprodução.