Conecte-se conosco

Notícias

2 de Julho: Lula propõe reconhecimento nacional da data histórica baiana

Publicado

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou ao Congresso, nesta quarta-feira (2), um projeto de lei que oficializa o 2 de julho como o “Dia Nacional da Consolidação da Independência do Brasil”.

Embora a data já tenha reconhecimento histórico – especialmente na Bahia, onde permanece como feriado estadual –, a proposta não tornará o 2 de julho um feriado nacional.

A distinção foi explicada pelo próprio presidente: o objetivo é valorizar o momento em que, em 1823, os baianos expulsaram definitivamente os portugueses, consolidando a independência iniciada em 1822.

Lula defendeu a iniciativa afirmando que “o Brasil já tem muitos feriados”, e que a intenção é mais simbólica do que para criar novas folgas. “É um reconhecimento histórico fantástico que o povo precisa saber”, declarou.

Lula também participou, pela quarta vez consecutiva, do tradicional desfile cívico no Largo da Lapinha, em Salvador, reafirmando seu apoio à valorização dessa data.

O projeto segue agora para análise e votação no Congresso. Caso seja aprovado e sancionado, o 2 de julho passará a constar oficialmente no calendário nacional como marco histórico, sem alterar a rede de feriados atuais.

Foto: Ricardo Stuckert/PR.

Publicidade
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DESTAQUES