A Bahia é o estado com a maior perda populacional por migração do Brasil, de acordo com dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o levantamento divulgado na última sexta-feira (27), o saldo negativo foi de menos 2,4 milhões de residentes ao longo do tempo, quantidade que representa 17% dos nascidos na Bahia.
Segundo o Censo, mais de 3,3 milhões de baianos vivem fora do estado. Depois da Bahia, Minas Gerais aparece como o segundo estado com a maior perca de habitantes, com 1,7 milhões de mineiros vivendo em outras unidades federativas. Em terceiro lugar figura Pernambuco, com 1,3 milhão.
São Paulo permanece como destino mais buscado para quem resolve se mudar, com mais de 5,7 milhões de pessoas vindas de outras partes do Brasil. Goiás e Santa Catarina ocupam o top 3, com 1,2 milhão e 1,1 milhão de habitantes nascidos em outros estados, respectivamente.
Apesar de ter a maior perda por imigração, o fluxo dessa mobilidade diminuiu expressivamente. Nos cinco anos anteriores ao Censo de 2010, o saldo migratório da Bahia era de -1,69%; já nos cinco anos antes do Censo 2022, esse percentual se reduziu em 82,5%, com taxa líquida de migração de -0,29%.
Foto: Paulo Pinto/Fotos Públicas.