Conecte-se conosco

Notícias

Casa Branca rebate Lula e afirma que Trump “não tenta ser imperador do mundo”

Publicado

em

Nesta quinta-feira (17), a Casa Branca reagiu às críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o comportamento do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano). Em entrevista à CNN Internacional, Lula afirmou que Trump “não foi eleito para ser imperador do mundo” e defendeu uma relação diplomática baseada em negociação, não imposição.

Durante coletiva à imprensa, a porta-voz Karoline Leavitt respondeu de forma incisiva: “O presidente certamente não está tentando ser o imperador do mundo. Ele é um presidente forte dos Estados Unidos da América e também é o líder do mundo livre. E vimos uma grande mudança em todo o globo por causa da liderança firme deste presidente”.

Além disso, Leavitt ressaltou que o aumento de até 50% nas tarifas sobre produtos brasileiros tem como objetivo defender os interesses americanos. Ela justificou a medida apontando fraquezas na proteção à propriedade intelectual, regulação digital e tolerância do Brasil ao desmatamento ilegal, fatores que, conforme ela, prejudicam empresas e produtores dos EUA.

Na entrevista à CNN, Lula contestou essa postura, afirmando que o Brasil não será submisso às decisões dos EUA. Ele revelou que, ao receber a carta de Trump anunciando o aumento das tarifas, inicialmente pensou em “fake news” e declarou que o país responderá “no momento certo”.

Apesar disso, ele evitou falar em crise diplomática, reforçando o histórico de parceria com o país: “Queremos negociar com os Estados Unidos, mas não seremos reféns deles”.

Foto: REUTERS/Nathan Howard.

Publicidade
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DESTAQUES