As cantoras Daniela Mercury e Maria Bethânia foram agraciadas com o título de Grão-Mestre da Ordem 2 de Julho – Libertadores da Bahia, a mais alta honraria concedida pelo Governo do Estado. O anúncio foi feito nesta segunda-feira e inclui também outras personalidades de destaque no cenário cultural, político e empresarial.
Criada em 2010, a Ordem 2 de Julho celebra aqueles que prestaram relevantes serviços à Bahia e ao Brasil, sendo simbolizada por uma medalha com três graus: Grã-Cruz, Comendador e Cavaleiro. O título é concedido anualmente em homenagem à luta pela independência da Bahia do domínio português, consolidada em 2 de julho de 1823, data histórica que marca a verdadeira libertação do país na região.
Comendas e homenageados
Além de Daniela Mercury e Maria Bethânia, que se destacam há décadas pela contribuição artística e defesa da cultura baiana e brasileira, também serão homenageados no grau de Comendador nomes como:
- Adelmário Coelho, cantor e referência da música nordestina
- Edvaldo Brito, jurista e ex-prefeito de Salvador
- Antonio Ricardo Alvarez Alban, presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria)
Esses nomes se unem a um seleto grupo de homenageados ao longo dos anos, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi o primeiro a receber a Grã-Cruz da Ordem, em 2010, entregue pelo então governador Jaques Wagner.
Símbolo da independência baiana
A honraria faz referência direta à histórica luta da população baiana contra as forças coloniais portuguesas, entre 1822 e 1823. O desfecho, em 2 de julho de 1823, com a vitória das tropas brasileiras, selou a separação definitiva do Brasil de Portugal no estado — um marco fundamental para a consolidação da independência nacional.
O atual Grão-Mestre da Ordem é o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, responsável por conduzir a cerimônia e aprovar os nomes indicados. A entrega das comendas reforça o reconhecimento da Bahia a figuras que constroem, diariamente, a identidade, o desenvolvimento e a história do estado.
Daniela Mercury no Campo Grande – Foto: Clara Pessoa /Ag. A TARDE