Hoje, 27 de maio, é celebrado o Dia da Mata Atlântica, e para simbolizar a data, a Prefeitura Municipal de Salvador preparou um plantio simultâneo de 1.200 mudas de árvores nativas em seis regiões da cidade. A ação faz parte do plano de arborização urbana da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), que tem por objetivo aumentar as áreas verdes da capital – considerada a menos arborizada do país -, recuperando a Mata Atlântica na zona urbana e proporcionando sombra e mais conforto térmico para a população soteropolitana.
A Avenida Gal Costa foi o ponto que recebeu mais plantações, com cerca de 600 mudas. Outros lugares como a Avenida 29 de Março, a Praça da Centenário e os bairros de Pituba e Patamares também foram alvos da mobilização. Segundo a Secis, a quantidade de mudas semeadas em cada localidade foi definida a partir da disponibilidade e condições do solo. As principais espécies cultivadas foram ipês nas cores rosa, amarelo e roxo, pau-ferro, sibipiruna, pata-de-vaca, pau-brasil, aroeira e algumas frutíferas, a exemplo de acerola e pitanga.
O secretário da Secis, Ivan Euler, explica que a ação reforça a política pública de arborização urbana da gestão municipal: “Esse é mais um passo dentro da política pública de arborização da cidade, idealizada pelo prefeito Bruno Reis e pela vice-prefeita Ana Paula Matos. Nosso objetivo é transformar Salvador em uma cidade mais verde, com mais sombra e qualidade de vida para a população”, afirmou.
O trabalho contou ainda com o apoio técnico do Sistema de Áreas de Valor Ambiental e Cultural (Savam), órgão vinculado à administração municipal e responsável pela execução dos plantios. João Resch Leal, diretor da Savam, explicou que a iniciativa busca preencher corredores urbanos sem vegetação da cidade: “É uma ação estratégica para arborizar regiões que ainda carecem de vegetação urbana. A Gal Costa, por exemplo, tinha um canteiro totalmente exposto. Agora, com o plantio, vamos criar um corredor verde que traz conforto térmico, beleza e qualidade ambiental para quem vive e circula por aqui. Nosso compromisso é contribuir com o bem-estar da cidade e reforçar a importância do cuidado coletivo com essas árvores”, destacou Resch.
A bióloga Leila Chirame Oliveira, que acompanha a execução do projeto, salientou os benefícios da iniciativa: “Com essa ação, a cidade ganha sombreamento, proteção do solo, liberação de oxigênio e mais visibilidade verde. Isso é fundamental para o equilíbrio ambiental de Salvador”, explicou.
Para mais informações e possíveis denúncias, contate o Disque Mata Atlântica.
Para solicitar o plantio de mais mudas em espaços públicos da cidade, entre em contato com a Secis através das redes sociais ou do e-mail plantio@salvador.ba.gov.br .
Foto: Otávio Santos / SECOM PMS.