As ações de saúde estarão reforçadas durante o Carnaval da Bahia 2026 no interior do estado. Em Juazeiro, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) iniciou, já no primeiro dia da festa, nesta quinta-feira (29), a oferta de testagem gratuita para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) em um posto montado próximo aos circuitos da folia. A iniciativa integra o conjunto de ações do Governo do Estado para o Carnaval no interior, lançado pelo governador Jerônimo Rodrigues no município.
O lançamento oficial ocorreu no Centro de Cultura João Gilberto, onde foram apresentadas as estratégias nas áreas de saúde, segurança, cultura e turismo para garantir a realização da festa em mais de 150 municípios baianos. No campo da saúde, além da prevenção e do diagnóstico de ISTs, a Sesab reforçará plantões em unidades de saúde, bem como os estoques de medicamentos e insumos durante o período carnavalesco.
Além de Juazeiro, postos de testagem para ISTs também serão instalados em Brumado e Porto Seguro. Em Itabuna, durante o carnaval realizado entre os dias 22 e 25 de janeiro, a ação já foi executada com a montagem de um posto semelhante. O vice-governador e coordenador do Carnaval da Bahia 2026, Geraldo Júnior, destacou o planejamento integrado da festa e a ampliação das ações do Estado no interior.
“A expectativa é realizar o maior Carnaval da história da Bahia, fortalecendo as ações integradas do governo em mais de 150 municípios”, afirmou.
No posto instalado na Praça da Bandeira, em Juazeiro, próximo ao Circuito Ivete Sangalo, estão sendo ofertados testes para HIV, sífilis e hepatites B e C. Apenas no primeiro dia de funcionamento, foram realizados 625 testes, com 14 resultados positivos para sífilis. Uma das pessoas diagnosticadas iniciou o tratamento no próprio local, enquanto não houve registros de casos positivos para HIV ou hepatites.
Segundo a coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis da Sesab, Eleuzina Falcão, o atendimento vai além da testagem. “Ofertamos os exames e, em caso positivo, damos toda a orientação necessária. Nos casos de sífilis, iniciamos o tratamento na própria estrutura. Para as demais ISTs, garantimos o encaminhamento adequado”, explicou.
Além dos testes, a ação inclui a distribuição de preservativos, reforçando a prevenção e o cuidado com a saúde dos foliões durante o Carnaval.
Foto: Leonardo Rattes/Saúde GovBA