O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem visita marcada a Salvador no próximo 7 de fevereiro, uma semana antes do início oficial do Carnaval da capital baiana. Na ocasião, o petista participará das celebrações dos 46 anos do Partido dos Trabalhadores (PT).
O local do evento ainda não foi oficialmente confirmado, mas, segundo informações apuradas pelo Portal A TARDE, a tendência é que a comemoração aconteça no Trapiche do Barnabé, um dos edifícios mais antigos do bairro do Comércio.
Além do caráter festivo, a presença de Lula na Bahia deve antecipar o debate eleitoral. A visita tende a fortalecer o nome do presidente na disputa pela reeleição ao Palácio do Planalto, além de impulsionar o governador Jerônimo Rodrigues (PT), candidato natural à recondução ao cargo.
Na Bahia, o principal ponto de indefinição política gira em torno da formação da chapa ao Senado. A chamada chapa “puro-sangue”, composta pelos ex-governadores Jaques Wagner, que tenta a reeleição, e Rui Costa, atual ministro da Casa Civil, é vista como a mais competitiva para sustentar Jerônimo e manter a votação expressiva de Lula no estado, repetindo o desempenho de 2022.
No entanto, essa composição deixaria de fora o senador Angelo Coronel (PSD), também candidato à reeleição. Coronel não descarta romper a aliança e avalia a possibilidade de uma candidatura independente ou até uma aproximação com a oposição.
Agenda inclui visita ao VLT
Além do evento partidário, há expectativa de que Lula cumpra uma agenda institucional ao lado de Jerônimo Rodrigues. Entre os compromissos previstos está uma visita às obras do VLT de Salvador, projeto considerado estratégico pelo governador e apontado como um dos trunfos da gestão para as eleições de outubro.
Foto: Raphael Muller | Ag. A TARDE