Conecte-se conosco

Notícias

Professores da rede municipal de Salvador decidem encerrar greve

Publicado

em

Em greve desde o dia 6 de maio, os professores da rede municipal de Salvador decidiram encerrar a paralisação nesta sexta-feira (18), após assembleia realizada no Ginásio de Esportes dos Bancários. A informação foi confirmada pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), Rui Oliveira, que informou que a categoria assinaria o acordo ainda hoje.

O movimento de suspensão foi iniciado devido aos profissionais não concordarem com o reajuste proposto pela prefeitura. A Justiça chegou a decretar que a greve era ilegal e determinou a volta dos professores às salas de aula. Depois de meses de negociações, o secretário de Educação de Salvador, Thiago Dantas, afirmou que foi estabelecido o pagamento de R$ 4.867,77, definido pelo piso nacional.

A previsão é de que as unidades de ensino voltem a funcionar a partir da próxima semana. Rui Oliveira afirmou que o o calendário de aulas deverá ser modificado após os dois meses sem aulas, mas informou que o ajuste ainda não foi acertado.

Uma publicação no Diário Oficial do Município determinou o retorno imediato dos professores às salas de aula, sob pena do não comparecimento ser interpretado como abandono de função pela Justiça.

Na quinta-feira (17), o Ministério Público da Bahia (MP-BA) deu prazo de 24h para que os gestores das escolas municipais que estavam fechadas por conta da greve adotassem providências para garantir o retorno imediato às salas de aula. Além disso, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) decretou multa diária no valor de R$ 30 mil e bloqueio de bens para Rui Oliveira, por descumprimento das decisões judiciais que determinam a retomada das atividades.

Foto: Cayque Guimarães e Ruth Helena.

Publicidade
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DESTAQUES