A partir da próxima sexta-feira, 29, Salvador vai receber o Artelligent – Festival Internacional de Arte e Inteligência Artificial, na CAIXA Cultural. O evento acontece até 30 de novembro e reúne obras de artistas de 10 países, experiências imersivas, debates, oficinas e visitas guiadas. E o melhor: é totalmente gratuito.
O Artelligent, primeiro festival do Brasil totalmente dedicado à interseção entre arte e inteligência artificial, conta com curadoria de Francisco Barretto e Marília Pasculli.
A ideia é propor um olhar inovador sobre o futuro da criatividade, reunindo 29 obras selecionadas entre 85 enviadas de países como Alemanha, China, EUA, Emirados Árabes e Brasil.
Abertura
O artista e professor da Universidade Federal de Goiás, Cleomar Rocha, fará uma palestra na abertura oficial. No sábado (30), a programação segue intensa, com oficina de Machine Learning (às 9h), mesas de debate (às 14h e 16h) e visita guiada com os curadores (às 19h).
Entre os destaques da exposição estão: o aquário interativo CYBERMARINUM (SP), a escultura robótica Práticas Deceptivas N.5 (Austrália) e a obra baiana MARGINADOS, de Mateus Morbeck, além de produções da Ucrânia, Argentina e Uruguai.
A coordenadora geral e cofundadora do festival, Micaelle Lages, destacou que Salvador, “com sua história de resistência e sua forte cultura afro-brasileira, oferece um ponto de vista único para explorar os dilemas éticos, sociais e criativos da IA”.
O evento é voltado a artistas, pesquisadores, estudantes, educadores, profissionais da tecnologia e também ao público em geral interessado em refletir sobre os novos caminhos da arte e da inovação no século XXI.
Artelligent – Festival Internacional de Arte e Inteligência Artificial – Foto: Divulgação