A capital baiana vai enfrentar uma grande interrupção no abastecimento de água na próxima terça-feira, 5 de agosto. De acordo com a Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento), o fornecimento será suspenso em todos os bairros de Salvador, além de outros 12 municípios da Região Metropolitana e do Recôncavo.
A paralisação se deve a um megamutirão de manutenção preventiva que envolverá cerca de 500 profissionais distribuídos em 50 equipes. Os trabalhos ocorrerão simultaneamente em estações de tratamento, reservatórios e diversos pontos da rede distribuidora, com início às 3h da manhã de terça.
“São serviços muito importantes, que precisam ser realizados com o sistema parado, sem fluxo de água. Este conjunto de ações tem caráter preventivo, visando evitar paradas emergenciais futuras”, explicou Joana Rolemberg, diretora de Operações da Embasa na RMS.
Entre os serviços programados, estão melhorias em bombas, substituição de válvulas e registros, limpeza de estruturas, revisão elétrica e obras na barragem de Pedra do Cavalo, principal fonte de abastecimento da região.
A previsão é que os trabalhos sejam concluídos ainda na noite de terça, quando o sistema começará a ser religado gradualmente. A Embasa alerta que o retorno da água poderá demorar mais em áreas altas ou distantes da rede.
Cidades e bairros afetados:
Salvador (todos os bairros)
Lauro de Freitas
Simões Filho
Candeias
São Francisco do Conde
Madre de Deus
Parte de São Sebastião do Passé (Maracangalha)
Santo Amaro
Saubara
Terra Nova
Coração de Maria
Conceição do Jacuípe
Amélia Rodrigues
A Embasa recomenda que a população economize água nos dias que antecedem a interrupção e utilize os reservatórios com responsabilidade durante a suspensão do fornecimento.