O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicanos), anunciou nesta quarta-feira (9) uma tarifa de 50% sobre os produtos do Brasil. Em carta publicada em sua rede social Truth Social e endereçada ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Trump justificou o aumento como uma resposta ao tratamento do governo brasileiro ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL).
“A forma como o Brasil tratou o ex-presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato, inclusive pelos Estados Unidos, é uma vergonha internacional”, declarou. Trump também afirmou que a decisão foi tomada “em parte devido aos ataques insidiosos do Brasil contra eleições livres e à violação fundamental da liberdade de expressão dos americanos”.
O presidente também apontou “injustiça” nas relações comercias entre Brasil e Estados Unidos ao longo dos anos, e disse que o relacionamento entre os dois países “está longe de ser recíproco”.
”(…) Essas tarifas são necessárias para corrigir os muitos anos de tarifas e barreiras tarifárias do Brasil, que causaram esses déficits comerciais insustentáveis contra os EUA. Esse déficit é uma grande ameaça à nossa economia e, de fato, à nossa segurança nacional”, afirmou.
Ainda na carta, o norte-americano disse que caso Lula decida aumentar as tarifas contra os produtos estadunidenses em retaliação, o valor escolhido será adicionado aos 50% que os EUA já cobrará. Para finalizar, declarou que, em razão dos “ataques contínuos do Brasil às atividades comerciais digitais de empresas americanas”, instruirá o Representante de Comércio dos Estados Unidos a iniciar uma investigação da Seção 301 sobre o Brasil.
As tarifas de 50% entram em vigor a partir de 1° de agosto deste ano. A medida vale para todos os produtos brasileiros exportados para os EUA.
Foto: Picture alliance/dpa/AP | Matt Rourke.