Conecte-se conosco

Notícias

Trump revela encontro com Lula e elogia presidente brasileiro

Publicado

em

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, revelou nesta terça-feira (23) que teve um rápido encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a 80ª Assembleia Geral da ONU, em Nova York.

Segundo Trump, o encontro durou apenas 20 segundos, mas foi cordial. “Eu estava entrando e o líder do Brasil estava saindo. Nós nos vimos e nos demos um abraço. Nós concordamos em nos reunirmos na próxima semana. Ele me parece um homem muito bom. Eu gostei dele e só faço negócios com pessoas que eu gosto”, afirmou o norte-americano.

O breve contato ocorre em meio a tensões nas relações entre os dois países. Desde junho, os EUA aplicaram sanções a autoridades brasileiras e uma taxa de 50% sobre importações do país, justificando que as medidas seriam uma retaliação à suposta censura a big techs e à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado.

No discurso que abriu a Assembleia Geral da ONU, Lula criticou duramente sanções arbitrárias e intervenções unilaterais, sem citar diretamente Trump. “Não há justificativas para as medidas unilaterais e arbitrárias contra as nossas instituições e nossa economia. A agressão contra a independência do Poder Judiciário é inaceitável. Essa ingerência em assuntos internos conta com o auxílio de uma extrema direita subserviente e saudosa de antigas hegemonias”, afirmou o presidente brasileiro.

O encontro rápido entre os dois líderes já foi marcado para a próxima semana, quando deverão discutir as sanções aplicadas pelo governo norte-americano.

Foto: BRENDAN SMIALOWSKI / AFP

Publicidade
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DESTAQUES