O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou nesta segunda-feira (7) uma mensagem em apoio a Jair Bolsonaro (PL), devido ao o ex-presidente brasileiro virar réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por suspeita de envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado.
Na publicação feita em sua rede social, Truth Social, Trump classificou o processo contra Bolsonaro como uma “caça às bruxas”, expressão que costuma usar também para se referir às acusações que enfrenta na Justiça norte-americana. Ele afirmou que Bolsonaro “não é culpado de nada, a não ser de lutar pelo povo brasileiro” e encerrou o post com a frase em letras maiúsculas: “LEAVE BOLSONARO ALONE!” (“Deixem Bolsonaro em paz!”).
Bolsonaro foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República e agora é réu por tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito. Segundo a acusação, ele liderou uma articulação para impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após as eleições de 2022, o que culminou nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, em Brasília.
Sem citar o nome de Trump, Lula, em publicação nas redes sociais, destacou a soberania do Brasil e declarou que “não aceitamos interferências ou tutela de quem quer que seja. Possuímos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei. Sobretudo, os que atentam contra a liberdade e o estado de direito”.
Mais cedo, durante coletiva de imprensa no Rio de Janeiro sobre a cúpula do Brics, Lula já havia minimizado o comentário de Trump, dizendo que tem “coisas mais importantes com que se preocupar” e sugeriu que o ex-presidente americano “cuide da vida dele, e não da nossa”.
Foto: Reprodução.