A escola de samba Acadêmicos do Grande Rio já arranjou alguém para substituir a atriz Paolla Oliveira, que foi o rosto da agremiação durante sete carnavais. Após semanas de especulações, a influenciadora Virginia Fonseca foi anunciada nesta quinta-feira (22) como nova rainha de bateria da escola. O anúncio vem em meio às polêmicas e controvérsias referentes à CPI das Bets, a qual Virginia depôs há cerca de uma semana.
Desde antes do anúncio oficial, quando tudo não passava de suposições, as redes sociais da escola foram bombardeadas de comentários criticando a escolha, e sugerindo que a influenciadora nem fosse cogitada como provável opção, seja pela onda de polêmicas a respeito da CPI e por Virginia nunca ter tido, anteriormente, ligação com escolas de samba, já que esta será a primeira vez que ela desfilará por uma.
O convite foi feito pela diretoria da escola e a oficialização aconteceu hoje, diretamente do Barracão da Grande Rio, na Cidade do Samba, Rio de Janeiro. A coroação está prevista para acontecer ainda este ano, em evento na quadra da escola.
“O que as escolas fazem no carnaval é muito surreal, eu sempre tive muita vontade de estar aqui. Quando recebi o convite da Grande Rio e tive a primeira conversa com a diretoria, vi que era aqui o lugar que eu queria estar. O brilho no olho, o amor e a garra com que me falaram, zerou qualquer dúvida. Sei que a agremiação gosta de inovar e não tem medo de se arriscar, e temos isso em comum”, afirmou Virginia.
“Estou aqui, para mais este desafio da minha vida, disposta a aprender…aprender e apreender. Comunidade de Caxias, contem com minha dedicação, porque eu conto com a ajuda de vocês. Grande Rio, obrigada por esta oportunidade e saibam que aqui tem uma pessoa que não vai medir esforços para honrar estar a frente da bateria”, concluiu ela.
Segundo a presidência da escola, a escolha de Virginia como rainha de bateria reflete o desejo da Grande Rio de dialogar em maior escala com diferentes públicos, além de ampliar a visibilidade nos meios digitais não somente da escola, mas do carnaval como um todo.
“A Grande Rio é feita de tradição, mas também de inovação. A Virginia é carismática, popular e tem uma energia contagiante. Ela tem tudo a ver com a nossa bateria!”, destaca o presidente de honra da escola, Jayder Soares.
O anúncio dividiu opiniões, sendo criticado principalmente pelo público que já tem o hábito de acompanhar os desfiles das escolas de samba e é fã da Grande Rio. Os comentários feitos no Instagram da escola refletem esse cenário:
“Decepcionante, hein!!! Faz merecer a derrota ‘pra’ Beija Flor, francamente”
“A escola levou anos para se reconectar com a comunidade, ‘pra’ jogar tudo fora por n° de seguidores. Tantas musas que são ‘cria’ de Caxias e mereciam uma oportunidade. É aquilo, a escola voltou ao status de medíocre e isso é uma pena. Lamentável!
“Em 2026 o enredo da Grande Rio é sobre o movimento Manguebeat, que surgiu para denunciar as desigualdades sociais e a pobreza. Aí colocam a Virginia como rainha de bateria que há uma semana estava depondo na CPI das Bets justamente por enganar pobres e ganhar dinheiro em cima deles.”
Apesar das críticas, a influenciadora também recebeu mensagens positivas em seu perfil no Instagram:
“Brilha que você nasceu estrela, deixa quem vive ofuscado falar!”
“A maior que nós temos! Certeza que como tudo que você faz, você vai se dedicar muito ‘pra’ entregar muito samba!!!”
Foto: Divulgação / Acadêmicos da Grande Rio.