Conecte-se conosco

Notícias

Trump ameaça tarifa de 10% a países que se alinharem ao BRICS

Publicado

em

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (6) que países que adotarem “políticas antiamericanas do Brics” poderão ser punidos com uma tarifa adicional de 10% sobre produtos exportados aos Estados Unidos.

A declaração foi publicada na rede social de Trump, a Truth Social, onde ele garantiu que “não haverá exceções a essa política”. A ameaça ocorre logo após a cúpula do BRICS no Rio de Janeiro divulgar uma declaração final condenando medidas coercitivas unilaterais, classificadas como contrárias ao direito internacional e prejudiciais ao comércio, embora o texto não mencione diretamente os Estados Unidos.

Trump já havia sinalizado anteriormente sua insatisfação com o bloco. Em declarações feitas em janeiro e fevereiro deste ano, ele sugeriu a aplicação de tarifas de até 100% a países que se unissem ao BRICS ou tentassem criar uma moeda alternativa ao dólar. A fala mais recente do presidente acontece no momento em que se encerra o prazo de 90 dias estabelecido por ele em abril para a aplicação de tarifas “recíprocas”, também chamadas de “tarifaço”, contra países que, segundo sua avaliação, prejudicam os interesses comerciais dos Estados Unidos.

O BRICS, atualmente composto por 11 países, incluindo Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, além de novos membros como Egito, Etiópia, Irã, Indonésia e Emirados Árabes Unidos, respondeu às ameaças com um posicionamento em defesa do multilateralismo. O governo da China classificou as ameaças norte-americanas como uma forma de coação que prejudica o equilíbrio econômico global.

Foto: Reuters/Carlos Barria

Publicidade
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DESTAQUES