Conecte-se conosco

Notícias

Salvador lidera queda populacional no Brasil e perde quase 5 mil moradores em um ano, aponta IBGE

Publicado

em

Quase 5 mil pessoas deixaram de morar em Salvador entre 2024 e 2025, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O índice da capital baiana foi o pior entre todas as capitais do Brasil e reforça a tendência de queda populacional registrada no último Censo, em 2022.

Apesar da redução, Salvador continua sendo a cidade mais populosa da Bahia, com uma estimativa de 2.564.204 habitantes, e permanece como o 5º município mais populoso do Brasil.

Segundo o IBGE, após Salvador, as quedas populacionais mais expressivas na Bahia ocorreram em Itabuna e Camacan, no sul do estado.

A Região Metropolitana de Salvador (RMS) também registrou variação negativa, puxada pela capital, e foi a única entre as que têm mais de 1 milhão de habitantes a apresentar queda na população.

Na RMS, três cidades tiveram redução: Candeias, Pojuca e Itaparica. Já Lauro de Freitas e Camaçari lideraram o crescimento, com altas de 0,7% cada uma.

No cenário estadual, a Bahia foi o 5º estado brasileiro que mais perdeu população proporcionalmente entre 2024 e 2025, ficando atrás apenas de Alagoas, Rondônia, Rio Grande do Sul e Tocantins.

Mesmo com os números negativos, grandes centros como Feira de Santana, Vitória da Conquista e Camaçari apresentaram crescimento absoluto no período.

Farol da Barra, Salvador — Foto: Pexels/Gustavo Denuncio

Publicidade
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DESTAQUES