Conecte-se conosco

Cultura

Salvador recebe 1º Encontro de Teatro do Oprimido da Bahia com homenagem a Bárbara Santos

Publicado

em

A capital baiana será palco do 1º Encontro de Teatro do Oprimido da Bahia, que acontece nos dias 31 de outubro, 1º e 2 de novembro, com o objetivo de fortalecer e expandir a aplicação do método criado por Augusto Boal, reconhecido mundialmente por unir arte e transformação social.

O evento homenageia Bárbara Santos, referência internacional do Teatro do Oprimido e das Oprimidas, ex-coordenadora geral do Centro de Teatro do Oprimido do Rio de Janeiro e discípula direta de Boal. Ela prepara uma performance especial para o dia 4 de novembro, quando receberá o título de Doutora Notório Saber em Artes Cênicas pela UFBA, em sessão solene na reitoria.

O encontro é uma iniciativa conjunta do Teatro Xisto Bahia e do Centro de Teatro do Oprimido da Bahia, no bairro do Rio Vermelho, e pretende reunir artistas, educadores e ativistas culturais de nove territórios de identidade do estado, promovendo um diálogo sobre arte, resistência e transformação social.

Durante três dias, Salvador receberá oficinas, rodas de conversa, debates e apresentações públicas voltadas à atualização da potência crítica e libertadora do Teatro do Oprimido.

Entre os facilitadores e grupos participantes estão Hayaldo Copque, Licko Turle, os coletivos BUsina e EspAya (de Camaçari), além do Grupo Apodío, de Vitória da Conquista.

Mais do que um evento artístico, o Encontro de Teatro do Oprimido da Bahia propõe um espaço de escuta, criação coletiva e empoderamento, reafirmando o teatro como ferramenta de mudança social e política.

Publicidade
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DESTAQUES