Salvador será palco, entre os dias 1º e 3 de julho, da primeira edição do NZO OLORIN – Festival Nacional de Música de Terreiro, evento gratuito que promete reunir música, cultura e tradição em diferentes espaços do Centro Histórico da capital baiana.
Promovido pelo Ministério da Igualdade Racial, em parceria com o Governo da Bahia, o festival contará com apresentações artísticas, oficinas e seminários voltados à valorização das culturas de matriz africana. A programação acontecerá em locais como o Espaço Cultural da Barroquinha, Escola de Dança da Funceb, Casa da Igualdade Racial, Largo Tereza Batista, Largo Quincas Berro D’Água e Praça das Artes Mestre Neguinho do Samba, no Pelourinho.
A cerimônia de abertura será realizada no dia 1º de julho, às 17h30, no Largo Quincas Berro D’Água, e contará com a presença da ministra da Igualdade Racial, Rachel Barros. O público poderá acompanhar apresentações do Grupo Alafin Oyó (PE), Pai Alfredo (RS), Grupo Coletivo Cultural Bariri (MA) e Pradarrum – Ogan Gabi Guedes (BA).
O festival integra a Política Nacional de Terreiros e tem como objetivo fortalecer a valorização da musicalidade dos povos de terreiro, ampliar a visibilidade de seus saberes e tradições e contribuir para o combate ao racismo religioso. Além dos shows, a programação inclui debates sobre patrimônio cultural afro-brasileiro, juventude negra, economia criativa e preservação dos saberes ancestrais, além de homenagens a importantes representantes das comunidades tradicionais.
Ao longo dos três dias, o NZO OLORIN reunirá 15 atrações de diferentes regiões do Brasil e tem expectativa de receber cerca de 5 mil pessoas.
As inscrições para oficinas e painéis estão disponíveis pela plataforma Sympla, enquanto os shows terão acesso gratuito, sem necessidade de retirada antecipada de ingressos.
Foto: Divulgação